fbpx

Quando construímos um fogão a lenha ou churrasqueira, a chaminé normalmente passa 40 cm para cima do telhado, cortamos as telhas e colocamos a chapéu chinês, como na foto abaixo.

Churrasqueira e Chamine em tijolinho
Churrasqueira e Chaminé em tijolinho

Contudo, fica faltando um fazer o fechamento ao redor da chaminé para que a água da chuva não desça ali, que chamamos de Colarinho de Rufo ou Colar de Rufo. Este serviço é prestado por profissional de calha, que vai até o local, tira as medidas e “bola” o colar que irá contornar a chaminé para captar a água da chuva e deixará esta água seguir, sem descer pela chaminé.

Abaixo alguns exemplos do colarinho já instalado, para que vocês entendam melhor do que se trata. Estas fotos foram baixadas da própria Internet, não é serviço nosso, apenas para exemplificar:

Colarinho de Rufo Colarinho de Rufo Colarinho de Rufo

Nós não temos mão de obra qualificada para realizar este serviço, por isso deixamos a cargo do pessoal da calha, para fazer um serviço bonito, bem feito e duradouro. Com água de chuva não se brinca….

Até logo!

Você pode gostar de ver:

4 thoughts on “Colarinho de rufo

  1. Bom dia estou com uma dúvida e preciso muito de ajuda estou construindo uma área de churrasco meu telhado tem um bom caimento e eu gostaria de colocar a churrasqueira próxima a parte mais baixa do telhado e não no topo como fazem a maioria porém meu pedreiro diz que corri o risco de ter problemas com infiltrações pois a água da chuva vai escorrer pelo telhado e ficar parada na coifa da churrasqueira.

  2. Gostaria de saber se vocês têm colarinho para chapa de ferro fundido de fogão a lenha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *